terça-feira, 8 de novembro de 2011

Revoltada!


Eu nasci num aldeia cujo nome dá vontade de rir. Todos os dias vi os meus pais a acordarem por volta das 5h da manhã ou mais cedo. Tudo porque acreditaram no “sonho português”. Acreditaram que se se esforçassem e trabalhassem muito iam conseguir pagar os estudos aos 3 filhos. E se os 3 filhos estudassem iam ser alguém na vida e nunca iriam ter que, tal como eles, começar a vida numa casa sem água canalizada e onde chovia. Acreditaram que se estudássemos nunca iríamos ter que acordar à mesma hora que eles, nem ter que pensar muito e esticar muito para poder ter comida na mesa.
Hoje olho para os meus pais e vejo-os cansados. E tenho pena. Porque passados todos estes anos eles continuam a acordar cedo. Por vezes às 3h ou às 4h. E eu sei porque o fazem. Fazem-no porque apesar de todo o esforço que fizeram, aquilo que têm pode não chegar ainda e porque eles sabem que no fundo, apesar dos esforços que fizeram os filhos podem ainda vir a precisar deles.
E nós, os 3 filhos, não concretizamos o sonho deles. Tiramos um curso sim. Mas não sabemos se iremos passar pelas mesmas dificuldades que eles. Não sabemos se vamos poder continuar por Portugal ou se vamos ter que emigrar para poder ter o que pôr na mesa dos nossos filhos.
Aqui há dias houve um segredo aqui em que um politico disse que visitava o blog todos os dias. Pois ele devia mostrar o shiuuu a todos os políticos. Para eles verem os vários segredos que por aqui passaram de pessoas a dizer que passam fome. Para eles verem que o povo está pobre.
Dizem que o problema é que o povo estava habituado a viver acima da média. Isso é uma das mentiras que mais me revolta! Não foi por o povo viver acima da média que ficamos com o défice que ficamos. Não foi por o povo viver acima da média que precisamos de pedir ajuda à Troika. Nem todo o povo vivia acima da média nem foi esse o motivo que nos levou a esta situação. Não. Precisamos de ajuda e estamos na “cauda da Europa” porque quem nos governa não são os meus pais. Não são pessoas que sabem o que custa vencer na vida. São pessoas que apesar de adultas não passam de mimados que cresceram à custa dos conhecimentos e das “cunhas”. Pessoas a quem o nome com que assinam lhes chegou para vencer.
Quando andei na primária e me ensinaram sobre a formação de Portugal e sobre os descobrimentos e sobre o 25 de Abril eu aprendi a amar o meu país. O que não me disseram foi que quem fez o 25 de Abril não foi que se sentou na cadeira do poder depois dele. O que não me disseram foi que quem nos governa são uma cambada de interesseiros que só querem aumentar a conta deles independentemente daquilo que o povo esteja a passar. Que são uns, e desculpem-me o palavreado, “merdosos” que não têm a coragem para acabar com as imensas regalias a que têm direito porque outros como eles disseram que sim. Que não podem morar numa casa modesta porque são uns “Senhores” e como tal têm que ter empregadas e seguranças e roupa que vale mais do que 2 ou 3 salários juntos de muitos portugueses! Vestem-se, alimentam-se e deitam-se na cama que os portugueses pagam! Os mesmos portugueses que não têm dinheiro para pagar por coisas tão básicas como a saúde e a educação.
E o que mais me deixa revoltada é o saber que tal como aquele segredo dizia nós não sabemos quase nada… Vamos descobrindo aos poucos os salários absurdos que por aí andam. Vamos descobrindo que aqueles senhores que nos representam têm salários e ajudas de custo e pensões  que se somam umas ás outras e todas elas gigantescas. E acredito que o pior não são os salários… o pior são os valores que não vêm no diário da república e aos quais nunca vamos ter acesso! O pior é que o senhor politico tinha razão. Nós não sabemos quase nada. Sabemos que temos que pagar os nossos impostos, que vamos ficar sem subsídios ou trabalhar mais tempo por dia. Sabemos que se tivermos uma série de doenças graves não vai haver ajudas para ninguém e que ou temos dinheiro ou morremos com elas porque o sistema de saúde público não nos trata a tempo. Agora não sabemos porque é que o povo que não tem culpa da crise está a pagar por ela e aos verdadeiros responsáveis ninguém os julga. Isso não sabemos nem compreendemos!

2 comentários:

  1. Li esse segredo. Achas mesmo que era um político? Não acredito nada nisso

    ResponderEliminar
  2. Fiquei na dúvida se seria um político ou não... Mas por regra acredito em todos os segredos a menos que algo me faça duvidar.

    ResponderEliminar